PROJETO SORRISO ENCANTADO

2019

JUSTIFICATIVA

O presente projeto visa tornar o atendimento odontológico para crianças e adolescentes com deficiências mais prazeroso, através da conquista da colaboração dos mesmos, oferecendo um tratamento odontológico humanizado e lúdico.

A atividade lúdica é um mecanismo imprescindível a ser utilizado pelo especialista. Através deste, torna-se possível a criação de um vínculo afetivo entre o dentista e o paciente, viabilizando a adesão do mesmo ao tratamento odontológico, minimizando o estresse durante as sessões convencionais de odontologia e também o número de intervenções com anestesia geral.

O respeito às especificidades de cada faixa etária e deficiência é necessário durante o atendimento odontológico para que este atinja os resultados planejados, envolvendo o paciente de modo participativo e eficaz. Tem sido demonstrado que é possível humanizar o atendimento pensando não somente na dimensão técnica da odontologia e nos direitos da criança, mas também nos modos de expressão da subjetividade da criança e do adolescente com algum tipo de deficiência

E assim, diante da sensibilidade à linguagem e à comunicação não verbal, o lúdico se traduz como uma das formas mais eficazes de envolver a criança e/o adolescente com algum tipo de deficiência no processo preventivo e tratamento das doenças bucais.

A ênfase dada às atividades lúdicas pelo especialista poderá favorecer uma abordagem de relacionamento a partir da qual tornar-se-ia possível a criação do vínculo e adesão ao tratamento. Essa adesão torna-se mais facilmente alcançada porque o lúdico envolve o paciente naquilo que ela mais tem de realizador em si mesmo: a satisfação de estar bem consigo mesmo.

É de fundamental importância a organização da estrutura física e a disposição dos objetos no consultório odontológico como facilitador no bom andamento das intervenções odontológicas.

O consultório terá um ambiente lúdico, mágico, encantado, oferecendo ao atendido uma atmosfera desconectada de algo negativo e relacionado ao medo.

Estes elementos exercem o papel de impregnar no paciente e nos seus responsáveis a sensação de bem-estar, de segurança e de tranquilidade, gerando a vontade de estar presente naquele ambiente.