Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.
Caso você não visualize as animações corretamente, clique aqui para fazer o download do plugin do Flash.
  • A Doença

O Tratamento


TRATANDO A MUCOSITE



Aqueles que sofrem radioterapia/quimioterapia também trazem alterações à estrutura do esmalte, dentina, polpa, bem como às estruturas de suporte e sustentação. Uma criança que faz tratamento radioterápico na região de cabeça e pescoço, por exemplo, terá defeitos no desenvolvimento da área por causa da radiação. Em uma pessoa adulta, as alterações nas estruturas também ocorrerão, porém mantidos os devidos cuidados de higiene oral, como o flúor em moldeira, esses dentes permanecerão na boca do paciente por mais tempo, porque os tecidos dentais, além de sofrerem injúria direta, perdem grande parte de sua nutrição vinda da polpa, que também entra em processo de degeneração.

Aproximadamente uma semana ou 15 dias após a sessão de quimioterapia, o paciente entra em imunossupressão; e, principalmente nesse período, é que qualquer foco de infecção odontogênica ou periodontal preexistentes podem representar um grande risco de o paciente desenvolver infecções bucais.

O melhor é combater cada fator agressor com um ou mais fatores defensivos, reparativos e estimuladores, baseando-se na cronologia e fases da mucosite, da forma mais precoce e preventiva possível. Será conveniente a utilização de um agente estimulador de resposta epitelial, como o laser de baixa potência, associado a um anti-séptico de largo espectro, como o Iodo polvidine, ou antibióticos locais (Gran -) geralmente acompanhados de um bom antioxidante local (vitaminas E e/ou betacaroteno).

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>

Busca

Clube do Sorrir

Copyright © 2010 - Instituto Sorrir para Vida. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.

Adicione esta p?gina aos seus favoritos
Powered by Content Stuff