PROJETO SORRISO FELIZ – FASE I

2024/2025

JUSTIFICATIVA

O tratamento ortodôntico para crianças e adolescentes com deficiência não apenas promove a saúde bucal, mas também melhora a função mastigatória, a fala, a estética facial e a autoestima, além de prevenir complicações futuras. É um aspecto essencial do cuidado abrangente e holístico desses indivíduos. A correção precoce de problemas ortodônticos pode evitar complicações futuras mais sérias, como desgaste anormal dos dentes, problemas na articulação temporomandibular (ATM) e dores de cabeça relacionadas à má oclusão. Problemas dentários podem afetar a estética facial e a autoestima da criança ou adolescente, especialmente durante um período sensível de desenvolvimento psicossocial. O tratamento ortodôntico pode ajudar a corrigir essas questões, melhorando a aparência do sorriso e aumentando a autoconfiança. Os problemas bucais não tratados podem contribuir para o desenvolvimento de problemas de saúde geral, como doenças cardíacas, diabetes e outras condições médicas. Corrigir problemas ortodônticos pode ajudar a prevenir essas complicações. O tratamento ortodôntico também pode ter um impacto significativo na autoestima e na qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência, ajudando-os a se sentirem mais confiantes, aceitos e empoderados em sua jornada de vida. Além do tratamento ortodôntico, o presente projeto visa contribuir para a autonomia e o protagonismo das crianças e adolescentes com deficiência no âmbito da odontologia, respeitando as limitações impostas pela deficiência, estimulando e encorajando gradualmente, por meio de um método construtivo. As atividades de rotina odontológica podem ser planejadas com o objetivo de promover a independência pessoal, como o uso do fio dental, apresentando sempre opções que atendam às dificuldades motoras de cada indivíduo, variedades de escova dental, com diferentes tipos de cabos, adaptação de cabo, aumentando ou engrossando, individualizando para atender às necessidades de cada indivíduo, práticas de escovação, orientações sobre como usar o fio dental com haste plástica e, se necessário, fazer as adaptações necessárias para cada indivíduo, demonstrações de técnicas de higiene e tentativas de reproduzir o ambiente doméstico para entender as dificuldades de cada indivíduo, auxiliando e incentivando cada passo dado no autocuidado.

O presente projeto visa contribuir para a autonomia e o protagonismo das crianças e adolescentes com deficiência no âmbito da odontologia, respeitando as limitações impostas pela deficiência, estimulando e encorajando gradualmente, por meio de um método construtivo. As atividades de rotina odontológica podem ser planejadas com o objetivo de promover a independência pessoal, como o uso do fio dental, apresentando sempre opções que atendam às dificuldades motoras de cada indivíduo, variedades de escova dental, com diferentes tipos de cabos, adaptação de cabo, aumentando ou engrossando, individualizando para atender às necessidades de cada indivíduo, práticas de escovação, orientações sobre como usar o fio dental com haste plástica e, se necessário, fazer as adaptações necessárias para cada indivíduo, demonstrações de técnicas de higiene e tentativas de reproduzir o ambiente doméstico para entender as dificuldades de cada indivíduo, auxiliando e incentivando cada passo dado no autocuidado.